domingo, 16 de setembro de 2012

Asimo, o robô humanoide da Honda.



Produzido pela HondaASIMO é o famoso robô “quase humano”. O primeiro robô do mundo com um sistema autônomo de controle de comportamento. Com esta nova versão, ele consegue modificar seu humor e interagir com as situações que ocorrem a sua volta.
Evolução do Asimo
O robô apresenta um sistema de comunicação que lhe confere a capacidade de trabalhar em equipe, partilhando informações e coordenando tarefas Através do sistema de ligação desenvolvido, os robôs partilham informações tais como a sua localização ou a tarefa que desempenham. Graças à nova forma de se comportar, o robô pode tomar suas próprias decisões e se movimentar sem a necessidade de ser controlado por uma pessoa.

 A Honda disse em comunicado à imprensa que o novo Asimo avançou de uma 'máquina automática' para uma 'máquina autônoma', que é capaz de tomar decisões por conta própria, determinando seu comportamento de acordo com o ambiente e incluindo movimentos das pessoas ao seu redor. Graças à capacidade motora em seus dedos, pode se comunicar via linguagem de sinais e executar tarefas como abrir uma garrafa de suco e servir a bebida. Eu trabalhei na fábrica de automóveis da Honda em Sumaré int. de São Paulo, eu montava peças de acabamento no interior do veículo, cada montador tinha um minuto e meio para montar as tuas peças, chegamos a montar 650 carros por dia, (antes do terremoto e tsunami no Japão) saí de lá recentemente, recebi algumas propostas da concorrente Hyundai, mas preferí investir no meu ramo de paisagismo. imagina esses robôs em um futuro perto, substituindo muitos funcionários na montagem dos automóveis, na recepção da portaria, nos escritórios, em toda parte, quanto que a empresa não economizaria com mão de obra, refeição, transporte, 13º salário, férias, convênios, treinamentos, etc? tá certo que tem peças que para serem montadas, tem que ter o tato humano mesmo, mas o Asimo não está longe disso, em vista do que ela já pode fazer.

O sistema de reconhecimento externo e a captação de áudio fazem com que ele facilmente identifique o ambiente onde se localiza e processe as informações necessárias para evitar obstáculos. Seus sensores permitem ainda que o Asimo entenda vozes e gestos feitos por diversos humanos ao mesmo tempo, o que faz com que a Honda acredite que o robô possa conviver normalmente em qualquer sociedade. Além disso seus dedos são dotados de habilidades motoras. Algumas dessas novas habilidades foram desenvolvidas para ajudar na recuperação da usina nuclear de Fukushima, que foi atingida pelo tsunami no Japão em março. A tecnologia do braço do robô será usada para abrir e fechar válvulas, aptidão que nenhum robô tem hoje. Esse tipo de tarefa é considerado perigoso para os seres humanos por causa da radiação. O novo robô Asimo parece ter vindo realmente pra ficar.


Alguns vídeos do Asimo:

Honda Comercial - ASIMO

  


Comercial Global - ASIMO




ASIMO Celebra Seu 10º Aniversário 



Nenhum comentário:

Postar um comentário